O que fazer quando o celular não carrega? Cinco soluções para este problema


Alguns de vocês podem estar sofrendo com este problema. Talvez já tenham até saído para comprar um novo carregador. Porém, antes de supor que o problema é a bateria quebrada ou o carregador, confira cinco dicas para dar um jeito em um celular que não carrega.

Por que um celular não carrega?
Ou o seu telefone não carrega completamente quando conectado, ou a conexão cai, ou o aparelho carrega muito lentamente - às vezes, apenas um pouquinho mais rápido do que a velocidade em que a bateria é consumida. Esta é realmente uma queixa muito comum, a qual chegou a me afetar em um dispositivo próprio. Abaixo, você confere algumas dicas para solucionar a questão, e o melhor é que você mesmo poderá fazer qualquer uma delas.

1. Repare a porta USB você mesmo
A maneira mais rápida e fácil - e muitas vezes bem-sucedida – consiste em simplesmente fazer um pequeno reparo em seu hardware. O problema é que a superfície metálica no interior da porta USB e o carregador micro-USB não estão tendo um bom contato, seja através de um defeito de fabricação ou por causa do constante conectar e desconectar do cabo de carregamento.

Tudo que você precisa fazer é desligar o aparelho, remover a bateria (se possível), e usar algo pequeno - um palito, por exemplo – para "alavancar" a pequena "guia" dentro da porta USB no seu smartphone ou tablet. Faça-o com muito cuidado e delicadeza, recoloque a bateria e ligue novamente. Nove em cada dez vezes isso é tudo o que é necessário.

2. Troque cabos e adaptadores
A parte mais frágil de um carregador é, sem dúvida, o cabo, e não o adaptador que se conecta à tomada da parede. Então, se o seu dispositivo está tendo problemas de carregamento e a solução anterior não ajudou, você pode ter um cabo defeituoso.

Antes de você sair correndo para comprar um substituto, basta pegar um cabo USB de reposição de outro dispositivo e experimentá-lo em seu lugar. Muitas vezes o cabo vai se desgastar por dentro, pois está constantemente sendo enrolado, torcido ou qualquer outra coisa. Ao invés de comprar um novo carregador você pode precisar apenas de um novo cabo.

Da mesma forma, se o cabo não parece ser o problema, verifique o adaptador de tomada de parede. Além disso, verifique a mesma combinação carregador/cabo em um dispositivo diferente e veja se ele funciona normalmente.

3. Faça uma limpeza: remova a sujeira!
Às vezes, a razão pela qual um dispositivo não está carregando corretamente é porque há algo alojado na porta, ou há apenas um monte de detritos bloqueando a conexão. Fiapos do seu bolso, sujeira e outros tipos de lixo podem entrar em todos os tipos de cantos e recantos em um smartphone, então dê uma olhada para se certificar de que não há algo alojado dentro da porta micro-USB (ou no cabo de carregamento também).

Claro, certifique-se também de nunca carregar seu telefone próximo à água ou em condições excessivamente quentes ou úmidas. Além disso, não sobrecarregue o seu dispositivo, carregando durante toda a noite quando a bateria só precisa de 2-3 horas.

De fato, os aparelhos modernos conseguem detectar quando o carregamento da bateria está completo, sem perigo de sobrecarga - desde que o equipamento seja original. Caso não tenha passado por testes que comprovem sua segurança, o carregamento pode continuar mesmo com a carga cheia, podendo eventualmente causar problemas. Por isso, se o seu equipamento for "genérico", reafirmamos: deixar a noite toda carregando pode ser uma má ideia.

4. Substitua a bateria
Se o seu aparelho é antigo, ou parece estar agindo de forma muito estranha no que diz respeito à bateria, pode ser que ela esteja com defeito. Se o seu Android tem uma tampa traseira removível, retire-a e verifique se a bateria não está deformada, vazando ou com qualquer outro problema.

Se estiver, remova-a imediatamente e limpe a área com cuidado para evitar a corrosão. Se a cobertura não é removível, você pode colocar o telefone sobre a mesa e tentar girá-lo para ver se a bateria está protuberante ou deformada (não se assuste com o resultado – pode ser apenas o design do telefone). Substitua a bateria por uma original do fabricante ou de uma terceira parte respeitável.

Uma nova bateria deve durar mais ou menos dois anos antes de precisar ser substituída, embora isso dependa do número de ciclos de carga e descarga. Se isso parece necessário em pouco tempo, verifique a sua garantia: você pode ser elegível para uma substituição gratuita.

5. Carregue o aparelho na tomada
O carregamento por uma tomada de parede sempre vai ser mais rápido do que através de um PC ou laptop. Isso acontece porque apesar da tensão de um carregador de tomada e da porta USB do PC ser a mesma: 5V, a corrente elétrica da porta USB do PC e, consequentemente, gera uma potência menor ( é proporcional a corrente).

Com exceção do carregador turbo, esse sim tem mais tensão, mas não o dobro, é 9V ou 12V, dependendo do chipset. Como tem maior tensão, tem maior potência, que atualmente é limitada a 15 Watts. Embora a Qualcomm diga que é 60, mas daí é outra história.

Claro, se você estiver usando um outro cabo carregador e um adaptador que veio com o telefone, pode também ser que o carregador não seja suficientemente poderoso para o seu dispositivo. Por exemplo: se você estiver usando um carregador que veio com um fone de ouvido Bluetooth, ele pode simplesmente ser incapaz de carregar o seu dispositivo.

Também pode haver um problema com a sua tomada, mas isso é muito menos provável. Para carregar mais rápido, ligue o modo avião ou desligue o telefone.

Se tudo isso falhar, basta verificar se o ponto de energia está ligado e funcionando. Essa é a primeira coisa que uma equipe técnica vai perguntar se você ligar para o fabricante para obter ajuda, o que provavelmente será seu próximo passo, se nenhuma dessas opções funcionou para você.

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